Cirurgia de próstata a laser: saiba como funciona o procedimento

cirurgião realizando uma cirurgia de próstata a laser

Por ser tecnológica, moderna e segura, a cirurgia de próstata a laser vem sendo uma das opções sugeridas pelos urologistas. Também tornou-se uma das preferidas por muitos pacientes, principalmente por ser menos invasiva. 

Neste artigo você vai saber mais informações sobre esse procedimento, quais os benefícios e em quais casos é recomendado. Confira!

O que é a cirurgia de próstata a laser?

A cirurgia de próstata a laser é uma opção de tratamento para a Hiperplasia Prostática Benigna (HPB), alteração que ocorre na maioria dos homens e está relacionada ao aumento da próstata. Este aumento pode gerar sintomas relacionados ao ato de urinar, além de outras alterações que são capazes de afetar o funcionamento regular da bexiga e dos rins.

A próstata aumentada atinge cerca de 25% dos homens acima de 50 anos, sendo que a sua incidência pode chegar a 80% entre homens com mais de 70 anos. 

A escolha do uso do laser no procedimento permite a diminuição do sangramento e uma recuperação mais rápida dos pacientes.

O procedimento apresenta menos riscos, além de promover uma recuperação mais rápida e eficiente.

Quais os benefícios de fazer a cirurgia de próstata a laser?

Além de reduzir os sintomas da HPB, a cirurgia de próstata a laser possui outros benefícios, tais como: 

  • Menos sangramento;
  • Rapidez na recuperação do paciente e, consequentemente, na alta hospitalar;
  • Menor dor no pós-operatório;
  • Sem necessidade de cortes no abdômen;
  • Possibilidade de tratamento cirúrgico da hiperplasia prostática benigna em pacientes que utilizam medicações para “afinar” o sangue, como anticoagulantes orais e/ou antiagregantes plaquetários (p.e., varfarina, Xarelto®, aspirina e clopidrogrel); 
  • Baixo risco de incontinência e disfunção erétil.

Através de aparelhos introduzidos na uretra, coloca-se uma fibra laser que remove o tecido da próstata – que está bloqueando o fluxo de urina. Ou seja, pulveriza-se (ou  enuclea-se) este tecido. Teremos, então, um novo aumento do diâmetro do canal por onde a urina passa. 

Em quais casos é recomendado o procedimento?

A cirurgia de próstata a laser é um procedimento indicado em casos de hiperplasia prostática que não respondem adequadamente ao tratamento com medicamentos ou quando existem complicações da HPB – tais como: infecções urinárias, pedras na bexiga, urgência miccional (seguida ou não de incontinência), sangramento ou retenção urinária

Diante de qualquer sintoma, a recomendação é consultar o médico o mais rápido possível, para que ele possa avaliar e indicar o melhor tratamento para cada caso e cada paciente.

Para mais dicas e conteúdos relacionados, acesse nosso blog. Para mais informações ou consultas, entre em contato e agende sua consulta com o  Dr. João Pedro Bueno Telles! Ele é especialista em urologia e realiza seus atendimentos em Porto Alegre.