O que é Cistite Intersticial?

Cistite intersticial (CI), também chamada Síndrome da Bexiga Dolorosa, é um quadro que se caracteriza por dor pélvica crônica relacionada ao enchimento da bexiga. Normalmente está associada à freqüência urinária elevada.

Causas

Não existe consenso entre os urologistas em relação a causas para cistite intersticial. O que se concorda mundialmente é que vários sistemas do nosso corpo estão relacionados. Atualmente, estudos sugerem que os componentes neurológicos, imunológicos e endocrinológicos apresentariam um papel na ativação de células MAST (células que desencadeiam a resposta inflamatória), gerando os sintomas dolorosos.

Sintomas

Podemos confundir facilmente, durante uma avaliação inicial, os sintomas de Cistite Intersticial (CI) e Infecção do Trato Urinário (ITU). Além de ambas ocorrerem mais frequentemente em mulheres (90% na CI), sintomas como dor na bexiga e uretra, necessidade urgente de urinar (urgência miccional), frequencia miccional aumentada (mais que 8 vezes por dia) e ardor miccional estão presentes nas duas situações.

Entretanto, não veremos sinais de infecção nas uroculturas das pacientes com Cistite Intersticial. Além disso existe o fator tempo, pois os sintomas são crônicos na CI (meses, por vezes anos de duração) enquanto são transitórios e com boa resposta ao uso de antibióticos nas Infecções do Trato Urinário.

Tratamento

O tratamento da CI consiste em aliviar os sintomas. Não existem evidências, até o momento, da possibilidade de cura desta condição mas vários progressos foram alcançados no controle dos sintomas.

Para a obtenção de resultados satisfatórios, geralmente é necessário combinarmos opções diferentes de terapia, por vezes em momentos distintos. Desta forma, encontrar a melhor opção terapêutica depende de uma boa relação médico-paciente, baseada em uma conversa clara e franca sobre a doença.

Algumas opções utilizadas atualmente:

  • Restrições alimentares (cafeína, álcool, alimentos ácidos)
  • Medicamentos (antidepressivos tricíclicos, anti-histamínicos, pentosanpolisulfato de sódio- análogo da heparina, analgésicos)
  • Hidrodistensão
  • Tratamento com drogas por instilação no interior da bexiga (DMSO, ácido hialurônico, BCG, oxibutinina, Capsaicina, Resinaferatoxina)
  • Podemos contribuir
    para sua saúde?

    Caso você tenha identificado algum tipo de sintoma no sistema urinário (rins, bexiga e uretra) ou no sistema reprodutor (masculino), entre em contato ou agende uma consulta. Certamente podemos contribuir com sua saúde!